A história
Constituída em 1954 como Companhia Lubeca, as origens da marca estão ligadas à Argentina, onde o grupo empresarial Bunge y Born mantinha, desde o final da década de 1920, a fábrica de tintas Alba, na época líder em seu segmento de mercado e detentora de alta tecnologia no setor de tintas e vernizes.
O nome CORAL foi comprado da rede de lojas Mesbla, que na época era uma grande revendedora de tintas. O produto que levava este nome era uma tinta para utilização em barcos, mas foi escolhido pelo grupo Bunge y Born para batizar a marca de tintas que estava sendo lançada no mercado brasileiro. A primeira unidade produtiva foi instalada em Utinga, região de Santo André, no ABC paulista, em uma moderna fábrica com 7.650 m² de área construída e capacidade de produção de 400 a 500 mil litros por mês. Sua produção iniciou-se em outubro de 1955. O primeiro produto oferecido ao mercado brasileiro foi a Tinta à Óleo Coral, específica para uso em madeira, e esmaltes sintéticos brilhante e acetinado Coralit, para aplicação em madeira e metal, ambos á base de óleo de mamona. Era apenas o início de uma trajetória de sucesso, marcada pela expansão da produção, fortalecimento da marca como sinônimo de qualidade e lançamentos de produtos inovadores. Pouco depois, desenvolveria uma linha de produtos á base de óleo de mamona em base aquosa, chamada Coralar, que evaporava água em vez de solvente, oferecendo menos riscos ao homem e ao meio ambiente. E, ainda nos primeiros anos de existência, a CORAL começaria a produzir também para os setores automotivo e industrial.
Em sua fase inicial a nova empresa contou com o apoio tecnológico e científico dos técnicos e químicos da Alba. Em pouco tempo, com empenho e dedicação dos técnicos, impulsionada por uma competente equipe de vendas, a experiência foi sendo absorvida e aprimorada para atender às exigências do mercado brasileiro. Em 1958, a TINTAS CORAL já despontava entre as principais empresas do setor e, em 1960, destacava-se como uma das líderes de mercado. Ainda neste ano, tintas industriais começavam a ser produzidas na unidade de Santo André. Em 1968, para atender a alta demanda por seus produtos, a empresa inaugurou uma nova fábrica no Recife, com capacidade de produção de 560 mil litros de tinta por ano, ficando responsável pelo fornecimento ás regiões do norte e do nordeste do país.
Na década de 1970, a expansão da capacidade produtiva da CORAL, com a inauguração de uma fábrica em Mauá, em 1974, veio acompanhada de grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento, com o consequente lançamento de novos produtos. Entre eles, as tintas á base de látex acrílico com a linha Coralplus. Ainda nesta década, a CORAL lançaria a laca acrílica Coralcril, para pinturas automotivas; o esmalte acrílico termoconvertível e a tinta em pó, para o setor industrial; e além de comercializar acessórios para pintura (como pincéis, mexedores), em 1977 a empresa começaria a fabricar o papel de parede Decoral. Em 1978 a empresa criou a divisão de exportação e não demorou muito para as tintas com a marca CORAL chegarem a outros países. No início da próxima década, em 1982, a empresa lançou a linha de tintas para manutenção industrial.
Em 1992 a marca foi responsável pela introdução no mercado brasileiro do sistema tintométrico (que permite a criação de aproximadamente 6.200 tonalidades diferentes de tintas látex, acrílica e esmalte), tendo sido pioneira também na utilização do espectrofotômetro (instrumento utilizado para a medição da cor). No dia 16 de abril de 1996, com a aquisição pelo grupo ICI (Imperial Chemical Industries), a linha de produtos da CORAL foi reforçada pela Dulux, marca mundial da ICI reconhecida por sua excelência tecnológica e alta qualidade dos produtos. No final desta década, a empresa vendeu sua divisão de tintas industriais e repintura automotiva para se concentrar na linha decorativa, desenvolvendo produtos para a pintura de paredes residenciais e comerciais com ótimo rendimento. Em 2007 a CORAL lançou a tinta Tira Teima, que chegou ao mercado justamente para facilitar a escolha da tonalidade ideal e dar segurança ao consumidor que deseja pintar com cores. Trata-se de um teste de tons vendido em embalagem de 300 ml, especialmente fabricado para ver na parede como ficará a cor selecionada no leque da CORAL, que tem mais de duas mil tonalidades.
Desde janeiro de 2008, a marca CORAL faz parte do grupo holandês AkzoNobel, maior empresa de tintas decorativas do mundo. Neste ano, a marca iniciou um processo de reformulação de suas embalagens e nomes de seus produtos, com o objetivo de ajudar o consumidor no processo de compra, comunicando claramente os benefícios e atributos de cada produto por meio de uma linguagem menos técnica e de fácil entendimento. Com isso, a tinta Coralatex passou a se chamar Rende Muito; o Coralplus Super Lavável foi renomeado apenas como Super Lavável; e Toque Sublime mudou para Decora Toque Acetinado. As inovações contemplaram, ainda, o lançamento das tintas Chega de Mofo, direcionada para o combate ao mofo, e Coral Sol & Chuva, que protege as paredes externas de intempéries climáticas. Em 2012 a marca apresentou a tinta Premium CORAL 3 em 1, com alto nível de cobertura, brancura e acabamento, que conta com tecnologia antibactericida, ação antimofo e não possui cheiro. Um dos lançamentos mais recentes da marca é a tinta acrílica Super Lavável com tecnologia exclusiva Ultra Resist, duas vezes mais resistente à limpeza em relação às tintas premium foscas, que repele líquidos e facilita a limpeza de manchas de chocolate, ketchup, café, refrigerante, suco, lápis, caneta hidrográfica e batom.
Além disso, a marca oferece diversas ferramentas que facilitam a escolha das cores e ainda ajudam as pessoas a combiná-las, entre as quais o Simulador de Ambientes, ferramenta inovadora, interativa e de fácil utilização, disponível no site, com mais de 1.500 cores, divididas em famílias, que oferece a possibilidade de se testar diferentes combinações e composições de ambientes, antecipando assim o resultado e o efeito das cores; o Colour Futures, estudo internacional que reúne especialistas dos quatro cantos do planeta para apontar as cores que serão tendências no ano; o Idéia Cards, guia de combinação com livretos diferentes para cada família de cor; além do Coral Studios, um aplicativo móvel através do qual é possível identificar mais de 2.000 cores e encontrar combinações e produtos na palma da mão. Entre as recentes iniciativas da marca está o lançamento de um aplicativo para tablets e smartphones inédito no Brasil. É o Coral Visualizer, uma ferramenta que ajuda o consumidor a escolher a cor certa que irá transformar a sua casa. O aplicativo permite que as pessoas pintem suas paredes virtualmente e vejam o resultado em tempo real, conforme se movimentam pelo cômodo. O aplicativo consegue detectar a diferença entre parede, móveis e demais objetos para colorir ao redor deles imediatamente.
Graças a sua postura inovadora, durante esses mais de 60 anos, a CORAL se firmou no mercado brasileiro como uma marca geradora de tendências, e assim, ultrapassou as fronteiras da indústria química se posicionando como uma marca também presente nas áreas de arquitetura, decoração, design e moda. Por isso, desenvolve produtos e serviços de alta qualidade, além de tecnologias que auxiliam consumidores e pintores a transformar casas, escritórios, prédios históricos e todo tipo de construção com uma simples pintura.
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