Pular para o conteúdo principal

Sobre a Coral tintas.


A marca de tintas CORAL sempre foi inovadora e geradora de tendências, ultrapassando a fronteira da indústria química para colorir há mais de 60 anos a vida e as paredes de milhões de brasileiros. Com sua expertise em cores, a CORAL se dedicou em encurtar o ciclo de tempo de pintura das casas e a incentivar o brasileiro a usar outros tons além do branco. Afinal, a marca acredita que a cor tem o poder de levar alegria para a vida das pessoas.

A história
Constituída em 1954 como Companhia Lubeca, as origens da marca estão ligadas à Argentina, onde o grupo empresarial Bunge y Born mantinha, desde o final da década de 1920, a fábrica de tintas Alba, na época líder em seu segmento de mercado e detentora de alta tecnologia no setor de tintas e vernizes.
O nome CORAL foi comprado da rede de lojas Mesbla, que na época era uma grande revendedora de tintas. O produto que levava este nome era uma tinta para utilização em barcos, mas foi escolhido pelo grupo Bunge y Born para batizar a marca de tintas que estava sendo lançada no mercado brasileiro. A primeira unidade produtiva foi instalada em Utinga, região de Santo André, no ABC paulista, em uma moderna fábrica com 7.650 m² de área construída e capacidade de produção de 400 a 500 mil litros por mês. Sua produção iniciou-se em outubro de 1955. O primeiro produto oferecido ao mercado brasileiro foi a Tinta à Óleo Coral, específica para uso em madeira, e esmaltes sintéticos brilhante e acetinado Coralit, para aplicação em madeira e metal, ambos á base de óleo de mamona. Era apenas o início de uma trajetória de sucesso, marcada pela expansão da produção, fortalecimento da marca como sinônimo de qualidade e lançamentos de produtos inovadores. Pouco depois, desenvolveria uma linha de produtos á base de óleo de mamona em base aquosa, chamada Coralar, que evaporava água em vez de solvente, oferecendo menos riscos ao homem e ao meio ambiente. E, ainda nos primeiros anos de existência, a CORAL começaria a produzir também para os setores automotivo e industrial.

 

Em sua fase inicial a nova empresa contou com o apoio tecnológico e científico dos técnicos e químicos da Alba. Em pouco tempo, com empenho e dedicação dos técnicos, impulsionada por uma competente equipe de vendas, a experiência foi sendo absorvida e aprimorada para atender às exigências do mercado brasileiro. Em 1958, a TINTAS CORAL já despontava entre as principais empresas do setor e, em 1960, destacava-se como uma das líderes de mercado. Ainda neste ano, tintas industriais começavam a ser produzidas na unidade de Santo André. Em 1968, para atender a alta demanda por seus produtos, a empresa inaugurou uma nova fábrica no Recife, com capacidade de produção de 560 mil litros de tinta por ano, ficando responsável pelo fornecimento ás regiões do norte e do nordeste do país.

 

Na década de 1970, a expansão da capacidade produtiva da CORAL, com a inauguração de uma fábrica em Mauá, em 1974, veio acompanhada de grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento, com o consequente lançamento de novos produtos. Entre eles, as tintas á base de látex acrílico com a linha Coralplus. Ainda nesta década, a CORAL lançaria a laca acrílica Coralcril, para pinturas automotivas; o esmalte acrílico termoconvertível e a tinta em pó, para o setor industrial; e além de comercializar acessórios para pintura (como pincéis, mexedores), em 1977 a empresa começaria a fabricar o papel de parede Decoral. Em 1978 a empresa criou a divisão de exportação e não demorou muito para as tintas com a marca CORAL chegarem a outros países. No início da próxima década, em 1982, a empresa lançou a linha de tintas para manutenção industrial.

 

Em 1992 a marca foi responsável pela introdução no mercado brasileiro do sistema tintométrico (que permite a criação de aproximadamente 6.200 tonalidades diferentes de tintas látex, acrílica e esmalte), tendo sido pioneira também na utilização do espectrofotômetro (instrumento utilizado para a medição da cor). No dia 16 de abril de 1996, com a aquisição pelo grupo ICI (Imperial Chemical Industries), a linha de produtos da CORAL foi reforçada pela Dulux, marca mundial da ICI reconhecida por sua excelência tecnológica e alta qualidade dos produtos. No final desta década, a empresa vendeu sua divisão de tintas industriais e repintura automotiva para se concentrar na linha decorativa, desenvolvendo produtos para a pintura de paredes residenciais e comerciais com ótimo rendimento. Em 2007 a CORAL lançou a tinta Tira Teima, que chegou ao mercado justamente para facilitar a escolha da tonalidade ideal e dar segurança ao consumidor que deseja pintar com cores. Trata-se de um teste de tons vendido em embalagem de 300 ml, especialmente fabricado para ver na parede como ficará a cor selecionada no leque da CORAL, que tem mais de duas mil tonalidades.

 

Desde janeiro de 2008, a marca CORAL faz parte do grupo holandês AkzoNobel, maior empresa de tintas decorativas do mundo. Neste ano, a marca iniciou um processo de reformulação de suas embalagens e nomes de seus produtos, com o objetivo de ajudar o consumidor no processo de compra, comunicando claramente os benefícios e atributos de cada produto por meio de uma linguagem menos técnica e de fácil entendimento. Com isso, a tinta Coralatex passou a se chamar Rende Muito; o Coralplus Super Lavável foi renomeado apenas como Super Lavável; e Toque Sublime mudou para Decora Toque Acetinado. As inovações contemplaram, ainda, o lançamento das tintas Chega de Mofo, direcionada para o combate ao mofo, e Coral Sol & Chuva, que protege as paredes externas de intempéries climáticas. Em 2012 a marca apresentou a tinta Premium CORAL 3 em 1, com alto nível de cobertura, brancura e acabamento, que conta com tecnologia antibactericida, ação antimofo e não possui cheiro. Um dos lançamentos mais recentes da marca é a tinta acrílica Super Lavável com tecnologia exclusiva Ultra Resist, duas vezes mais resistente à limpeza em relação às tintas premium foscas, que repele líquidos e facilita a limpeza de manchas de chocolate, ketchup, café, refrigerante, suco, lápis, caneta hidrográfica e batom.

 

Além disso, a marca oferece diversas ferramentas que facilitam a escolha das cores e ainda ajudam as pessoas a combiná-las, entre as quais o Simulador de Ambientes, ferramenta inovadora, interativa e de fácil utilização, disponível no site, com mais de 1.500 cores, divididas em famílias, que oferece a possibilidade de se testar diferentes combinações e composições de ambientes, antecipando assim o resultado e o efeito das cores; o Colour Futures, estudo internacional que reúne especialistas dos quatro cantos do planeta para apontar as cores que serão tendências no ano; o Idéia Cards, guia de combinação com livretos diferentes para cada família de cor; além do Coral Studios, um aplicativo móvel através do qual é possível identificar mais de 2.000 cores e encontrar combinações e produtos na palma da mão. Entre as recentes iniciativas da marca está o lançamento de um aplicativo para tablets e smartphones inédito no Brasil. É o Coral Visualizer, uma ferramenta que ajuda o consumidor a escolher a cor certa que irá transformar a sua casa. O aplicativo permite que as pessoas pintem suas paredes virtualmente e vejam o resultado em tempo real, conforme se movimentam pelo cômodo. O aplicativo consegue detectar a diferença entre parede, móveis e demais objetos para colorir ao redor deles imediatamente.

 

Graças a sua postura inovadora, durante esses mais de 60 anos, a CORAL se firmou no mercado brasileiro como uma marca geradora de tendências, e assim, ultrapassou as fronteiras da indústria química se posicionando como uma marca também presente nas áreas de arquitetura, decoração, design e moda. Por isso, desenvolve produtos e serviços de alta qualidade, além de tecnologias que auxiliam consumidores e pintores a transformar casas, escritórios, prédios históricos e todo tipo de construção com uma simples pintura.

 
Credito:http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/09/tintas-coral-arte-em-tintas.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é uma tinta látex ou PVA?

Qual é a diferença entre uma tinta látex e uma pva. Pesquisando na internet sobre o assunto, encontrei muita informação desencontrada a respeito de tinta látex ou PVA como é comumente conhecida. A sigla PVA significa  poliacetato de vinila, sua maior propriedade é a alta adesividade, por isso o PVA é muito aplicado na fabricação de tintas de parede do tipo látex, em colas comuns, adesivos para papel e em gomas de mascar. Ao contrário do que muitos dizem, quase não exite no mercado brasileiro esse tipo de tinta pura como era encontrada antigamente, isso porque as tintas evoluíram muito e este tipo de tinta apesar de boa não é resistente para áreas externas, mas atendia bem nas áreas internas. As tintas que são vendidas hoje em dia por látex ou PVA, tem em sua composição outros compostos, como o acrílico, que faz com que esta tinta fique mais resistente, renda mais, espalhe mais facilmente e ainda possa ser usada em áreas externas,também chamadas de tinta standard. Todas as grande

História da marca de tinta Sherwin-Williams.

O que pode haver em comum com símbolos importantes como a Casa Branca, a Estátua da Liberdade, a tradicional ponte Golden Gate, o imponente Burj Khalifa (o edifício mais alto do mundo) e os foguetes aeroespaciais da NASA, com as paredes de sua residência? Existe uma possibilidade muito grande de todos terem sido pintados com as tintas SHERWIN-WILLIAMS, marca que trás ao mercado as melhores opções em revestimento e proteção, com produtos para as mais diversas finalidades. A história Tudo começou em 1866 quando o jovem Henry Alden Sherwin aventurou-se a montar um pequeno negócio de revenda de tintas, batizado na época de Truman Dunham & Co., na cidade de Cleveland no estado de Ohio.

Sobre a Suvinil tintas.

A SUVINIL deseja sempre levar comodidade até você e para facilitar sua vida, desenvolve produtos inovadores com as mais avançadas tecnologias, conquistado cada vez mais a preferência dos consumidores que buscam renovação, bem-estar e qualidade de vida por meio das sensações que as cores e texturas proporcionam. Por isso, a marca está sempre inovando nas suas cores, texturas e acabamentos, tudo para deixar sua casa mais linda como nunca. A história A história da marca começou em 1961 quando o empresário paulista Olócio Bueno, proprietário da Super, até então uma pequena fábrica de tintas para o mercado automobilístico que funcionava no tradicional bairro paulistano da Pompéia desde 1945, decidiu copiar e lançar uma tinta à base de látex sintético, chamada PVA.