Pular para o conteúdo principal

Como fazer uma pintura em casa com cal.

Pintura com tinta base cal.

Uma das mais antigas maneiras de se revestir a fachada de uma casa é através da pintura a cal. Essa forma de pintura foi muito utilizada desde o século XVIII e vem sendo usada até hoje, principalmente em pontos em que se deseja manter o aspecto original da pintura, como conjunto de casas antigas, imóveis tombados pelo patrimônio histórico entre outros. O cal para pintura se destaca até hoje como um dos materiais para pintura mais barata para decorar uma parede de fachada. Seu preparo é simples, seu acabamento é satisfatório e sua durabilidade pode ser considerada média para os padrões da construção civil atual. Se você se interessou por esse tipo de pintura, confira mais a seguir.

pintura-cal

Para quem não sabe, a pintura com cal é, nada mais nada menos que um tipo de pintura utilizada já a bastante tempo devido as suas características extremamente econômicas. Afinal, o preço da cal sai bem mais em conta que os elevados preços das tintas comercializadas nos dias de hoje.

pintura com cal além de cobrir toda a superfície em questão ainda dá a mesma um ar rústico e bastante leve, sendo uma excelente opção para quem quer renovar a pintura mas está com o orçamento curto.

Uma grande dúvida é sobre os locais onde a cal pode ser aplicada. Então, para esclarecer esta questão veja abaixo todos os locais onde você pode utilizar a pintura com cal: Paredes internas e externas,
superfícies rústicas e porosas como alvenaria de cimento e também de concreto, muros e fachadas.

Não sendo recomendada para superfícies lisas como por exemplo superfícies com cerâmica e também em paredes onde já tenha sido feita a aplicação de outros tipos e tinta – nestes locais o resultado pode não ser satisfatório.

Para fazer a sua pintura à base de cal você vai precisar:

1 saco de cal para pintura – aproximadamente 8 quilos
16 litros de água
8 colheres (sopa) de óleo de linhaça ou tungue
900 ml de cola branca

Comece colocando 6 dos 16 litros de água num recipiente grande (que tenha capacidade para 18 litros) e adicione à água o saco de cal, misture bem utilizando um bastão.
Depois, em outro recipiente dissolva a cola branca em 8 litros de água e misture bem até formar uma mistura homogênea.
Em seguida, junte as duas soluções, adicione o óleo e mexa bem a sua mistura. A viscosidade e/ou consistência da tinta deve ser feita por um pintor ou por alguém que tenha conhecimento na área e, caso seja necessário dilui-la utilize o restante da água para fazer isso.

Lembrando que a pintura com a cal necessita, geralmente, de duas demãos de tinta. Sendo a primeira mais diluída para selar a superfície e a segunda uma tinta mais consistente para dar o acabamento final à sua pintura.

pintura-cal

Espero que tenha gostado de Como fazer uma pintura em casa com cal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História da marca de tinta Sherwin-Williams.

O que pode haver em comum com símbolos importantes como a Casa Branca, a Estátua da Liberdade, a tradicional ponte Golden Gate, o imponente Burj Khalifa (o edifício mais alto do mundo) e os foguetes aeroespaciais da NASA, com as paredes de sua residência? Existe uma possibilidade muito grande de todos terem sido pintados com as tintas SHERWIN-WILLIAMS, marca que trás ao mercado as melhores opções em revestimento e proteção, com produtos para as mais diversas finalidades. A história Tudo começou em 1866 quando o jovem Henry Alden Sherwin aventurou-se a montar um pequeno negócio de revenda de tintas, batizado na época de Truman Dunham & Co., na cidade de Cleveland no estado de Ohio.

O que é uma tinta látex ou PVA?

Qual é a diferença entre uma tinta látex e uma pva. Pesquisando na internet sobre o assunto, encontrei muita informação desencontrada a respeito de tinta látex ou PVA como é comumente conhecida. A sigla PVA significa  poliacetato de vinila, sua maior propriedade é a alta adesividade, por isso o PVA é muito aplicado na fabricação de tintas de parede do tipo látex, em colas comuns, adesivos para papel e em gomas de mascar. Ao contrário do que muitos dizem, quase não exite no mercado brasileiro esse tipo de tinta pura como era encontrada antigamente, isso porque as tintas evoluíram muito e este tipo de tinta apesar de boa não é resistente para áreas externas, mas atendia bem nas áreas internas. As tintas que são vendidas hoje em dia por látex ou PVA, tem em sua composição outros compostos, como o acrílico, que faz com que esta tinta fique mais resistente, renda mais, espalhe mais facilmente e ainda possa ser usada em áreas externas,também chamadas de tinta standard. Todas as grande